“Footloose” (1984)

Foot

 

Em um programa famoso de entrevistas nos Estados Unidos, o ator Kevin Bacon confessou que precisa sempre fazer um pedido aos DJs de todo o casamento em que é convidado: “Por Deus, galera, não toquem a canção-tema de ‘Footloose!'” Segundo o próprio, assim que a música começa, as pessoas esperam ávidas que ele faça a coreografia do filme. “O ponto é que elas esquecem que haviam também bons dublês nos anos 80!”, completa.

Sobre esse ícone do cinema pop que rendeu dividendos vultosos (cerca 80 milhões de dólares em bilheterias em 1984) e revendo-o no cabo, Footloose envelheceu bem.

A película se assemelha a um imenso videoclipe com mais de 100 minutos e onde as músicas não são cantadas ou coreografadas pelas personagens como num musical, mas sim tocadas de maneira diegética ao longo do filme. Dessa forma, retira-se o clima falsete da historia dando ao espectador certa identificação com o enredo.

A história de rebeldia adolescente é batida, onde se reaproveita de um conceito já comezinho na indústria cinematográfica.  Conta-se sobre um garoto (Kevin Bacon) que se muda para uma cidadezinha do interior onde a música é banida e acaba por causar uma revolução por conta de seus “quadris subversivos”.

Ninguém esperava – que eu saiba – que um filme de médio porte da Paramount estrelado e roteirizado por estreantes tomasse tão rapidamente o cetro do palco.

Não há debates intelectuais, o roteiro é quase um papel em branco no quesito “realização artística”, tampouco não se dança no filme, nem de longe, como Fred Astaire. No entanto, o filme não tem rival moderno.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s