O melhor Marlon Brando

Brando

Uma das mais magistrais interpretações de Marlon Brando no cinema é em A Streetcar Named Desire (1951).

O filme é o drama a respeito das frustrações de uma mulher angustiada, miserável moralmente, sensível e traumatizada pela própria ruína amorosa.

Vivien Leigh é Blanche DuBois, essa mulher frágil frente a um homem vigoroso e verdadeiramente primitivo em sua agreste espontaneidade.

No filme, o homem é o Stanley Kowalski de Marlon Brando. Ele é a réplica imediatista, viril e sem arestas à decadência aristocrática de Vivien Leigh e sua Blanche.

Kowalski é um personagem permanentemente voltado para o presente. O importante para ele é o agora. Seu apreço é apenas por suas necessidades básicas primárias: comer, dormir, fazer sexo, jogar e beber.

No filme, Vivien Leigh  se sente ferida e, ao mesmo tempo, irremediavelmente atraída pela rispidez de Brando, seu cunhado.

No aniversário de Blanche, e quando todos estão todos à mesa e gozando de suas maneiras rudes, ele dá com a mão num prato, e possesso de uma cólera infernal, levanta-se da cadeira feito um animal e enquanto mastiga o resto dos fiapos da galinha, discorre acerca de como é importante o papel de um rei num pequenino feudo, metaforizando o quão é fundamental o espectro masculino em sua própria casa. Todos ficam feito lebres acuadas perante a sua robustez e magnitude masculina.

A fita é de Elia Kazan baseada na peça original do dramaturgo Tennessee Williams.

Poucos diretores americanos – excetuando nomes do quilate de John Ford, Howard Hawks, Billy Wilder e Hitchcock –, possuem currículo comparável a Kazan. Não se conhece, por exemplo, quem não o respeite pelos serviços prestados ao cinema americano nesses tantos anos de trabalho.

Williams – e Kazan por conseguinte -, parecem olhar e rir nos falando uma enciclopédia britânica sobre a natureza humana.

Ambos não se vangloriam nem tem ilusões.

Eis o século do cinema.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s