O Moisés general e o “deuzinho”de Ridley Scott

exodus

Fato concreto e corrente: o próprio termo “adaptação” de qualquer que seja o meio de expressão (sejam estes as histórias em quadrinhos, videogames ou mesmo a literatura bíblica) para a linguagem cinematográfica, nada mais são que um “ajustamento”, um “equivalente” .

Em outras palavras, não existe nem existirá literalidade absoluta.

Audiências menos experimentadas procuram equivalentes entre as duas linguagens e um modo tacanho de apreciar o grau de “fidelidade” entre ambas. E o defensor, no caso o leitor médio da bíblia, vai logo recensear o número de elementos da obra inicial conservados no filme.

E é com uma espada dourada cravada na encosta do Mar Vermelho – e não com o pedaço de pau original – que Moisés (Christian Bale) ajuda o povo hebreu a escapar da servidão egípcia de 400 anos na adaptação de Ridley Scott do famoso relato bíblico em Êxodo: Deuses e Reis.

Nessa megaprodução da Fox, Deus é encarnado na angelical (e também severa) figura do ator britânico Isaac Andrews de 11 anos de idade. Trata-se de uma menção muito sutil e também notável feita a partir no Primeiro Livro dos Reis, capítulo 19, em que Deus fala ao profeta Elias numa voz descrita (em algumas traduções) como sendo “ainda pequena”.

Seguindo a cartilha da sabedoria do livro de Provérbios de Salomão, os estúdios Fox decidiram promover o filme não como um relato bíblico fidedigno, mas como um filme de ação adaptado das Sagradas Escrituras.

Se o filme cria ao seu bel prazer um Moisés comandante de uma milícia de israelitas terroristas (uma metáfora malsucedida entre a situação atual do Oriente Médio e a longínqua Idade do Bronze na qual se passa toda a ação na narrativa do livro de Êxodo), a produção, por outro lado, acerta em concentrar toda a tensão da narrativa entre a justiça e a misericórdia do Senhor que é um dos grandes dilemas para muitos cristãos ao redor do planeta.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s